quinta-feira, 11 de junho de 2020

Boletim Informativo do GATHO nº 2, novembro de 1980

O Boletim do GATHO nº 2, foi publicado em novembro de 1980.

Na sua capa, temos um sumário dos assuntos abordados na edição e um desenho de Sérgio Cariello aludindo ao Bloco Carnavalesco Misto Gatho da Madrugada.

A página 2 traz o texto Homossexualidade Latente e Consciência Homossexual no qual, para tentar conhecer a formação da sexualidade e o que leva uma pessoa a ser ou não homossexual, e que foi discutida em reuniões do Grupo. Baseando-se em relatos pessoais de seus membros. O texto sintetiza as discussões havidas.

Também se observa , nesta segunda edição do Boletim, propagandas do Café Concerto Misty, que anunciava dois espetáculos. A Misty (como era conhecida) era uma boate gay que, nos seus primórdios funcionava na Rua do Riachuelo. O proprietário era um cidadão que atendia pelo apelido de Fefé. Depois, essa boate foi para a Rua das Ninfas, também na Boa Vista, no Recife. Atualmente, no lugar onde foi a Misty, na Rua das Ninfas, esquina com a Avenida Manuel Borba, existe o Clube Metrópole, de propriedade da cidadã Maria do Céu.

Outra empresa que anunciou nesse segundo número do nosso Boletim foi a loja de discos Allegro Cantante, onde se entrava "alegre e saía cantante". Essa loja era estabelecida na Rua José de Alencar, na galeria do térreo do edifício vizinho ao Edifício Ambassador, que abrigava o bar Mustang, outro "reduto" gay do Recife.

O GATHO questiona se a ejaculação significa prazer?, numa chamada para um dos textos da edição.

Na página 3 há um desenho de Jimmy com dois corpos masculinos abraçados, chamando a atenção para a genitália.

Na mesma página 3, temos dois textos: Psicólogos debatem sobre nós, tratando de um evento para o qual o GATHO foi convidado a falar. O evento foi sobre a questão homossexual

Falamos para uma plateia de cerca de 400 pessoas, com todos ficando até o final da nossa explanação. Uma plateia universitária de psicólogos/estudantes de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O evento teve lugar no Auditório da Soledade. O que nos espantou foram certas perguntas, como por exemplo "qual a diferença entre homossexual, bicha e travesti?", se "um homossexual transa com outro homossexual?" e "como ficaria a espécie humana se todo mundo virasse homossexual?". 

Tudo bem. Estávamos em novembro de 1980, entre os dias 3 e 7 de novembro, mas era uma plateia universitária da área de Psicologia!

O outro texto tenta responder à indagação se ejaculação significa prazer.

A página 4 traz um poema de Angorá, com desenho de Anselmo, além do texto Homos e Heteros debatem sobre sexualidade em que narra um encontro para debate entre o GATHO e grupos feministas. Também traz a coluna Rapidinhas, com notas curtas.

Seguem as cópias das páginas do Boletim:


Acervo particular de Ivanildo Oliveira e Jackson Junior, digitalizado por Jackson Junior em junho de 2020


Acervo particular de Ivanildo Oliveira e Jackson Junior, digitalizado por Jackson Junior em junho de 2020


Acervo particular de Ivanildo Oliveira e Jackson Junior, digitalizado por Jackson Junior em junho de 2020


Acervo particular de Ivanildo Oliveira e Jackson Junior, digitalizado por Jackson Junior em junho de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário